quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PITEC- Diálogo Teórico

ATIVIDADE 1.2
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DIENY DA SILVA
DIÁLOGO TEÓRICO

Ao concluir a leitura dos teóricos Fernando Hernández e Paulo Freire, pude perceber que os mesmo defendiam pontos diferentes, mas muito importante para criação de projetos. Fernando Hernández procurou defender em à reoganização dos currículos por projetos, em vez das tradicionais disciplinas onde ele baseou-se também com o teórico John Dewey que defendia a relação da vida com a sociedade. Trabalho por projeto na visão do educador Fernando Hernández coloca em xeque o nosso atual modelo de atuação do professor, pois para ele trabalhar com projetos e abandonar a posição de "transmissor de conteúdos" e passar a ser uma pesquisa e com isso o aluno também tem seu papel alterado de receptor para sujeito do processo de aprendizagem, neste trabalho é importante que o professor tenha claro que o tema a ser estudado tem que ser trabalho de forma onde possa despertar a curiosidade, porque é através da curiosidade que o trabalho vai ser desenvolvido.

Hernández destaca ainda que a aprendizagem acontece de varias formas que é preciso ter diferentes momentos de estudo, trabalhos em grupos e individuais , aulas expositivas entre outras.
Já Paulo Freire para ele o professor não pode deixar de exercer sua autoridade, mas precisa trazer o conhecimento ( a realidade) do aluno para a sala de aula e a partir dela desenvolver uma leitura crítica do mundo. Para Freire tudo esta em constante transformação e interação.

Os dois pensadores criticavam a questão do professor apenas transmitir conhecimentos, mas divergem um pouco na questão da metodologia implantada para ensinar, para Hernández o professor precisa ser um pesquisador e levar os seus alunos a mudar sua posição além de ser um receptor e sim transmitir o que se aprendeu não deixando de seguir metas e limites para conclusão dos trabalhos. Já para Freire o professor precisa levar em conta o conhecimento que aluno carrega consigo e faze-lo refletir sobre a realidade, tendo uma visão mais critica e construtiva do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário